Por e-mail, conversei com Alessandro Silva (foto), repórter da Folha de S.Paulo. Alessandro, que começou a carreira no interior, produz principalmente matérias para a editoria de Cotidiano. Segue a nossa primeira e-mailvista (entrevista por e-mail), um espaço em que o entrevistado jamais poderá reclamar do entrevistador: as respostas vão ao ar na íntegra. (mais…)
Archive for janeiro, 2003
Entrevista com o jornalista Alessandro Silva
quinta-feira, janeiro 16th, 2003Fome zero
quarta-feira, janeiro 8th, 2003Quantas vezes já dissemos: “preciso comer, sem comer não consigo pensar”? Por uma necessidade do corpo e da mente, quem tem fome só pode mesmo pensar em comida. Nós outros, entretanto, que temos fome e podemos saciá-la, não devemos perder a noção da realidade: o prato de comida mata a fome, mas não elimina a miséria. Pois bem, matemos a fome e criemos condições para assassinar cruelmente a miséria.
Mudança
terça-feira, janeiro 7th, 2003A transformação da política, também bastante complexa, é mais veloz do que a transfiguração social. Esta metamorfose, em parte dependente da outra, é lenta e requer estímulo contínuo, combustível incessante. Num círculo familiar, por exemplo, uma gorda herança ou um tiro certo na loteria pode alçar meia dúzia de habitantes a um razoável patamar social. O diabo é que não há herança ou loteria capaz de dar jeito, do dia para a noite, na miséria nacional. Então, ficamos assim: alto lá com a esperança exacerbada. Mas também não vamos entregar os pontos. Isso nunca.