Dia desses, enquanto assentava caquinhos de piso no quintal de casa (trabalho cansativo, mas também assaz delicioso), lembrei-me de uma teoria de cunho anarquista que aprendi num curso de política na PUC, em São Paulo. É muito interessante: chama-se Sociedade de Controle. Baseia-se, segundo meu professor, no pensamento dos filósofos franceses Michel Foucoult e Giles Deleuse, ambos da segunda metade do século XX. Não os li, porque não me considero qualificado para leituras desta magnitude. Mas prestei máxima atenção às aulas. (mais…)
Archive for outubro, 2005
Sociedade de controle – Texto de Otávio Nunes
segunda-feira, outubro 31st, 2005Coração partido – Texto de Dudu Oliva
sexta-feira, outubro 21st, 2005… escuta brincadeiras: “ mensalão”, “ diziam-se tão honestos”, “ será que vais impeachment?”… Na escola, Zeca percebe que o professor dá aula com lágrimas nos olhos e que tenta ser forte, mas parece que está à deriva. Quando termina a aula, todos vão embora; Zeca espera e vai falar com o professor: - Tá tudo bem com você? O senhor tá tão triste. - Meu chão caiu – desaba. E chora. (mais…)
Ser escritor – Texto de Dudu Oliva
terça-feira, outubro 18th, 2005Quando penso na palavra escritor, lembro-me da aula do primeiro período da faculdade, em que o professor explicou a diferença entre política e ciência política. A primeira é a ação, a paixão e a intuição; a segunda analisa a estrutura das relações políticas, sociais e econômicas. Depois, ele argumentou que para ser político pode ser qualquer um: médico, advogado, professor... No caso do escritor também há uma diversidade. (mais…)
Fôlego sertanejo – Texto de João Pedro Feza
segunda-feira, outubro 17th, 2005Importa dizer: Dino Franco, ícone da música sertaneja – considerado por muitos o maior autor vivo do gênero com 1.500 canções compostas e mais de 50 discos lançados – completou 69 anos neste 8 de setembro de 2005. Ou, como prefere dizer, abriu contagem regressiva (e implacável) rumo aos 70 anos – mais de 50 de carreira artística. Injusto passar em branco. (mais…)
A outra face do homo sapiens
domingo, outubro 9th, 2005Cachorros e gatos vira-latas são alvos de tiros e maldades variadas praticadas por pessoas consideradas normais; galos e cães são adestrados por seus proprietários para participarem de rinhas, violentíssimas e ilegais, que movimentam fortunas em apostas; no sul do Brasil, na tradicional Farra do Boi, durante a qual só os bois não fazem farra, um bando de bêbados e alucinados corre atrás dos animais pelas ruas, maltratando-os e espancando-os, alegando que a “brincadeira” corresponde à malhação de Judas, já que isso se dá na semana da Páscoa. (mais…)