As transmissões de futebol nas últimas quartas-feiras pela Rede Globo
diferenciaram dois espectadores: o que assiste ao reality show Big Brother
Brasil e o que passou a assistir. Explico para os que correm da TV aberta: o
BBB8 invadiu o futebol da Globo. O narrador passa todo o primeiro tempo
lembrando que logo, logo vêm novidades da "casa mais bisbilhotada do país".
No show do intervalo não há mais gols, melhores momentos... No último dia
27, eram inúmeros jogos da Copa do Brasil! E nenhum lance, nenhuma
referência. Só o Galvão Bueno conversando com um delay irritante com os
participantes do programa.
A emissora teve que rebolar depois de sua primeira derrota para uma novela concorrente desde a longínqua 'Pantanal' (da extinta TV Manchete, 1990). Os X-Men verde-amarelos de 'Caminhos do Coração', da Record, bateram um jogo do popular Corinthians e ganhou eco na imprensa.
Com esse novo artifício, a Globo quis dizer à crítica especializada e à
concorrência que tem armas para contra-atacar. A qualquer preço, assim como o famoso "sushi erótico" do Domingão do Faustão, em reação imediata ao fenômeno "Banheira do Gugu", do SBT.
No caso atual, nem estou falando do conteúdo do BBB, certamente questionável, mas da incoerência. Fã de futebol pode gostar do Big Brother, mas cada um no seu lugar.
Quem assiste a um jogo espera pela discussão do impedimento mal marcado, pelo repeteco dos gols do primeiro tempo. Isso sem falar que assassinaram o clima de início de jogo: as escalações, entrevistas, hino... Pedro Bial fala boa noite e a bola já está no centro do campo, aguardando o pontapé inicial.
Outro aviso da emissora: deixar bem claro que ela paga, ela estabelece quando o espetáculo começa. Reflexo de outra recente derrota: a Record comprou com exclusividade a Olimpíada de Londres-2012. Para co-transmitir, terá que pedir por favor. O canal paulistano, com os cofres cheios, ainda promete iniciar a próxima década pagando uma fortuna pelo Brasileirão.
A mesma Record, apesar de sua controversa suposta fonte de renda, tem oferecido produtos de qualidade aos telespectadores, como 'O Aprendiz', de Roberto Justus, e seu recente canal gratuito de notícias. Só não vale acreditar que as transmissões esportivas em suas mãos estarão afastadas do mau gosto, como ocorre hoje na platinada. Afinal, ela não estremeceu a vice-liderança do SBT à toa: copiou o consagrado formato novela-jornal-novela criado por Boni há décadas. E já tem seus reality shows...
E-mail: fernando_bh@yahoo.com.br