Archive for fevereiro, 2010

Linha

quinta-feira, fevereiro 25th, 2010

Hoje, estou usando sapato, uma calça digamos meio social e camisa de mangas longas. Geralmente, uso tênis (ou o tal do “sapatênis”), calça jeans e camisa de manga longa. Hoje enfiei a camisa por dentro. Geralmente, uso por fora. Uma amiga me disse que hoje estou “chique”. E me perguntou se agora vou seguir “essa nova linha”. Ah! Ah! Ah! Ah!

Outro dia, vi parte da reprise de uma entrevista do fantástico Paulinho da Viola. Se não me engano, foi para o “Roda Viva” (TV Cultura). Ele conta que quando gravou “Sinal fechado” (acho que em 1969), perguntaram a ele se aquela seria sua “nova linha”. Então, surpreso, responde ele com outra pergunta: “mas que linha?”

“Sinal fechado” é aquela composição linda (começa assim: “Olá, como vai? Eu vou indo e você, tudo bem?”) que o Paulinho manda de um jeito diferentão, numa toada serena, quase intimista e que traz o diálogo de dois amigos que se encontram no sinal vermelho e trocam algumas palavras, evidenciando certo distanciamento por causa da agitação da vida urbana. Profético, não? De todo modo, perguntou o Paulinho: “mas que linha?”.

É curiosa essa “cobrança” em certos casos. O cara tem que seguir determinada linha. Que linha é essa que precisamos seguir, afinal? Ora essa, e se a linha do cara for a falta de linha? Ah! Ah! Ah! Ah! Não estou me referindo ao desalinho, mas apenas à inexistência de uma linha a seguir. Hoje, posso usar tênis, amanhã, sapato, e sábado, sandália.

Seguir a mesma linha é muito chato!

sentimento – Texto de Thiago Roque

segunda-feira, fevereiro 22nd, 2010

andava distraída, sob o calor moderado da estação, apenas para matar o tempo.
saiu de casa sem rumo, sem horizonte, sem destino.
apenas andar. um passo após o outro, o outro após o um.
mp3 em volume 30, fiona apple in concert. (mais…)

Gozos

quinta-feira, fevereiro 18th, 2010

Jovem dança freneticamente na rave/ Fiéis fazem vigília no templo/
Casal de amantes cada vez mais unidos no leito/ A mãe amamentando o
filho/ O escritor ao terminar seu romance/ O jogador que faz gol no
último minuto, vencendo a partida/ O médico que salva uma vida, que
estava prestes a abraçar a morte /O lavrador, depois de uma ótima
colheita/ Alguém que se deslumbra com a beleza do céu estrelado/

   E-mail: dudu.oliva@uol.com.br

Arruda

terça-feira, fevereiro 16th, 2010

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) quer a saída ou a prisão temporária do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal. Bons tempos aqueles em que a palavra arruda remetia imediatamente ao famoso galhinho para afastar mau olhado. Que farra, não? (mais…)

Quatro minicontos

sexta-feira, fevereiro 12th, 2010

Bailarina
Só dava pra ver, sob a roda e salpicada de gotículas rubras, metade da sapatilha.

Sexo
À beira do passeio, a moita balançava lá e cá, lá e cá, lá e cá, laaaaaá e caaaaaaaaá…

Umidade
A gota salgada deslizou por debaixo do véu preto e chocou-se contra a tábua cheirando a pinho.

Sambinha
A madeira solta do assoalho gemeu de um lado e de outro até desprender uma poeirazinha barata e faceira.

A criança

quinta-feira, fevereiro 11th, 2010

III.

Quando o menino acorda encontra vários anjos ao seu redor. Fica feliz
de vê-los, mas a única coisa que o deixa triste é que não poderá mais
voltar para a família e os amigos da escola. (mais…)

Pão e carne

quarta-feira, fevereiro 10th, 2010

Polêmica na Itália. Motivada pelo sanduíche McItaly, lançamento do McDonald's. Críticos gastronômicos da Velha Bota montam nas suas tradições e defendem que o hambúrguer não tem nada a ver com a culinária italiana. Ué, e daí? Os países devem se fechar às novas possibilidades? As pessoas que escolham o que quiserem, digo eu. (mais…)

Relação

domingo, fevereiro 7th, 2010

Os animais são impressionantes. Ontem, nossa cachorrinha (que carrega um problema sério na coluna e de vez em quando tem umas recaídas) não estava muito bem. À tardezinha, decidimos nos fazer companhia, ambos deitados no tapete do escritório. Brincamos, trocamos ideias e cochilamos. Uma terapia – acho que para os dois. (mais…)

Literatura

sexta-feira, fevereiro 5th, 2010

Os grandes veículos de comunicação – principalmente os jornais, onde a literatura se encaixa bem – costumam dar pouco espaço aos chamados novos autores. Não sei se isso é reflexo do comportamento do público ou se o público reflete a postura dos jornais. (mais…)

quinta-feira, fevereiro 4th, 2010

São muitos os filmes cuja trama envolve o jornalismo. Desde os lendários tipo “A montanha dos sete abutres” e “Cidadão Kane” até os emocionantes tipo “Os gritos do silêncio” ou os pragmáticos tipo “O jornal”, tem muita coisa boa. E ruim, claro. Mas hoje minha dica vai para quem gosta de ver encarnada no jornalismo a esperança de que sempre é possível estabelecer critérios justos na cobertura da notícia. (mais…)