Archive for março, 2010

Conexão

terça-feira, março 30th, 2010

O Senado já mandou para Arapiraca, em Alagoas, integrantes de sua CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar a bandalheira dos padres acusados de pedofilia.

Não sei se vocês viram o programa do Cabrini, no SBT, que foi quem denunciou o caso (para quem perdeu, está tudo no youtube, claro). Se não fosse trágico, seria cômico. As cenas apresentadas no “Conexão Repórter” são ao mesmo tempo vergonha (por ter padres metidos – literalmente – nesse tipo de denúncia) e escárnio (pelas reações dos denunciados). (mais…)

Vestígios

domingo, março 28th, 2010

Quem ficou em casa ontem e esperou por um bom filme na TV (incluindo os canais pagos) foi salvo pela Band! Ao menos num certo horário da noite, só havia mediocridade no ar, enquanto a Band mostrava que nem tudo estava perdido exibindo “Vestígios do dia”. (mais…)

A grande ilusão

sexta-feira, março 26th, 2010

Como diria minha avó (que morreu faz um quarto de século), ontem à noite “peguei” na TV um bom filme que eu não via há algum tempo. Antigamente, eu ouvia os mais velhos conversarem entre eles referindo-se aos programas de rádio ou de televisão da noite anterior. Eles perguntavam uns aos outros: “Você pegou a novela ontem?” ou “Você pegou o fulano de tal?” (quando o apresentador do programa era mais famoso que o próprio programa). (mais…)

Íntimo e ilimitado

quarta-feira, março 24th, 2010

Ao andar pelas ruas de São Paulo coalhadas de gente, fico pensando em quantos sonhos, frustrações, felicidades, desejos, amores e ódios, sensações e sentimentos, circulam nestes ares tão plurais.

A minha sensação no meio dessa gente toda é de eternidade. Eternizamos uma presença multiforme como num templo ecumênico erguido em dimensão inextinta. Compomos um concílio onde a mistura de religiosos e ímpios nos torna mais humanos. (mais…)

Equação

terça-feira, março 23rd, 2010

No sábado, falei com universitários do último ano de jornalismo. Foi um papo de pouco mais de duas horas. E uma pergunta, feita por um deles, é um tormento para qualquer jornalista: o que fazer quando uma notícia atinge ou vai contra os interesses do proprietário do veículo de comunicação? (mais…)

Patético

domingo, março 21st, 2010

Como é triste ver certos sindicalistas se desesperarem com a possibilidade de ficar sem as mamatas que algumas entidades proporcionam a eles. Conheço sindicalistas que se entregam ou já se entregaram verdadeiramente aos objetivos para os quais suas funções foram criadas. Sindicalistas que se pautam pela ética e pelo trabalho. Mas alguns espécimes deles são patéticos. Para eles, o presidente ainda é o Médici. E pior: acham que podem enganar a todos eternizando-se em suas funções. Chegam a pedir pelo amor de Deus para que não deixem de contribuir com as mensalidades que lhes servem, também, para benefícios próprios.

Desafio

sexta-feira, março 19th, 2010

As reformas – gráficas ou editoriais – por que passam constantemente os jornais transformaram-se num extraordinário desafio para aqueles que comandam ou fazem parte das estratégias desses veículos de comunicação. Há alguns anos, mudanças desse gênero eram escassas e quando ocorriam, saltavam aos olhos dos leitores. Hoje, a própria inquietude da sociedade – cuja busca desesperada pelo novo alterou completamente o prazo de validade das formas – gera também no meio jornalístico um desejo insaciável de mudanças. (mais…)

Velhos amigos

sexta-feira, março 19th, 2010

Quando eu era criança, ali pelos nove ou dez anos, morava bem perto de minha casa uma família numerosa de testemunhas de jeová. Eu me lembro bem desse detalhe porque numa época em que praticamente só havia católicos, qualquer outra religião provocava certa curiosidade. (mais…)

Medo

quinta-feira, março 18th, 2010

Depois de ver, ontem, “Ilha do medo”, fiquei com medo. Medo de ir ao cinema acreditando que ao menos Scorsese não vai decepcionar e, contrariando minhas expectativas, sair decepcionado. Filmeco. Botaram uma trilha sonora forte (no estilão de “Cabo do medo”), o que pra mim ficou parecendo uma tentativa de forçar o espectador a uma tensão que o filme não consegue impor. (mais…)

Linha

quarta-feira, março 17th, 2010

Hoje, estou usando sapato, uma calça digamos meio social e camisa de mangas longas. Geralmente, uso tênis (ou o tal do “sapatênis”), calça jeans e camisa de manga longa. Hoje enfiei a camisa por dentro. Geralmente, uso por fora. Uma amiga me disse que hoje estou “chique”. E me perguntou se agora vou seguir “essa nova linha”. Ah! Ah! Ah! Ah! (mais…)