Archive for abril, 2010

Vida de escritor

quarta-feira, abril 28th, 2010

Para ler

Acabei de ler “Vida de escritor”, de Gay Talese, um dos principais jornalistas dos Estados Unidos e conhecido mundialmente.

Parece-me ser um dos livros mais honestos que já li. Não há ali grandes glórias. Mas grandes fracassos, grandes dramas humanos e grandes temas jornalísticos. Não há alguém contando seus momentos memoráveis. Há alguém unindo histórias que perfazem um mundo de incertezas e reflexões. (mais…)

Responsabilidade

domingo, abril 25th, 2010

Na cidade onde nasci, numa época em que a emissora local já tinha fechado fazia tempo, havia um homem apaixonado por rádio que mantinha um serviço de alto-falante diariamente.

Em dois horários, um na parte da manhã e outro à tarde, ele abria o microfone. O equipamento (aliás, até hoje há um serviço parecido por lá) ficava bem no centro da cidade. Cidade pequena, 17 mil habitantes, por aí. Em sua maioria, a programação incluía anúncios do comércio. Mas havia também informativos. (mais…)

Crime e castigo

terça-feira, abril 20th, 2010

Reynaldo Bignone, o último ditador argentino, que governou o país entre 1982 e 1983, foi condenado a 25 anos de prisão por um rastro de atrocidades cometidas na época da repressão militar. Até roubos de bebês pintam a ficha do sujeito.

Agora vem o aspecto sobre o qual reflito aqui: os crimes, que incluem também torturas, sequestros e desaparecimentos de milhares de pessoas, foram cometidos de 1976 a 1978, quando Bignone era chefe de uma guarnição que também poderia ser chamada de matadouro de gente. Estamos em 2010. O carra tem hoje 82 anos. Na época, contava 50. A Argentina levou mais de meio século para condenar o ex-comandante militar e seus asseclas. (mais…)

Que alívio

segunda-feira, abril 19th, 2010

No início, era estranho. Ele nasceu diferente dos outros.

Na cidade, veio a rejeição, vieram os beliscões, era maltratado, todos riam dele.

Depois foi expulso. Passou dias difíceis, de muita solidão.

Finalmente, ao descobrir que era na verdade um lindo cisne, o Patinho Feio sorriu: para ele, nada neste mundo podia ser mais ridículo do que um pato. (mais…)

achados e perdidos (incompleto)

domingo, abril 18th, 2010

um macacão azul desbotado, um balcão, um sorriso.
esperança é assim.
há 35 anos.
segunda a sexta, horário comercial. sábado, até 13h.
trabalha no achados e perdidos.
conhece tudo o que está lá dentro. (mais…)

A primeira Teta ninguém esquece

quinta-feira, abril 15th, 2010

A primeira Teta que vi, claro, foi a da minha mãe. Aliás, foram as primeiras tetas. Porque, afinal, elas são duas. Mas eu não me recordo, embora eu tenha mamado até 4 anos de idade (eu sei, um absurdo!) e minhas lembranças tenham origem bem antes disso – aos 2 anos.

Curiosamente, naquela época pronunciar “teta” era quase dizer um palavrão. E pensando bem até hoje ela é pouco usual (digo a palavra - rssss), mesmo sendo antes de mais nada nossa primeira fonte de alimento. (mais…)

Sinais de alerta

terça-feira, abril 13th, 2010

Uma das principais características da sociedade atual é a sede de orientação, mas não uma orientação que a faça se sentir preparada para escolher um caminho. As pessoas hoje querem o roteiro pronto. Por onde devo seguir? Até onde? Qual o melhor meio para chegar lá? Quando chegar lá, o que devo fazer? (mais…)

Novos desafios

segunda-feira, abril 12th, 2010

Em 2004, numa de minhas viagens a trabalho (na época eu dava aulas de jornalismo em duas cidades do Interior), seguia bem à minha frente um caminhão pequeno, e sobre a carroceria balançavam alguns engradados numa carga muito mal arrumada em que pescoços de galinhas ou frangos, sei lá, mostravam-se sob aquele ar perscrutador típico dessas aves. (mais…)

Invictus

domingo, abril 11th, 2010

Fui ver. O filme não é ruim, mas fica longe dos trabalhos grandiosos de Clint Eastwood (como “Os imperdoáveis”, “Sobre meninos e lobos”, “Menina de ouro”, “Gran Torino”). Morgan Freeman vai bem como Nelson Mandela. Matt Damon também não está nada mal como o capitão da seleção de rúgbi da África do Sul. Mas falta aquele algo mais que o brilhante diretor sempre nos entrega em suas melhores obras. (mais…)

Polêmica

quinta-feira, abril 8th, 2010

A novelista Glória Perez está causando a maior polêmica porque hoje (acho que às 18h – no SBT, é difícil antecipar horário) o Ratinho deve apresentar uma entrevista com o ex-ator e hoje pastor evangélico Guilherme de Pádua, condenado pela morte da atriz Daniella Perez (filha de Glória) em 1992. Condenado a 19 anos de prisão. Mas saiu bem antes do prazo, como acontece com quase todo mundo que é condenado no Brasil. (mais…)