Archive for junho, 2010

Memoráveis

segunda-feira, junho 28th, 2010

Aí está a graça da Copa. Tem gente que fica torcendo para que os grandões sejam eliminados. Pra quê? O que pode ser mais emocionante do que estes dois jogos de quartas-de-final?: Brasil x Holanda e Argentina x Alemanha.

Pena que a Itália saiu. Pena que Espanha ou Portugal vai sair. Os grandes confrontos é que fazem da Copa uma verdadeira Copa. São desses jogos que não nos esquecemos jamais. (mais…)

Não à tecnologia no futebol

domingo, junho 27th, 2010

Os erros da arbitragem neste domingo de Copa do Mundo estimulam novamente a discussão sobre a adoção da tecnologia para esclarecer lances polêmicos. Sou contra. Primeiro porque futebol sem polêmica não tem graça. E segundo porque a maioria dos erros poderia ser evitada pelos próprios árbitros e assistentes. (mais…)

Menas, menas

sexta-feira, junho 25th, 2010

É curioso, e quase engraçado, ver a farra que se faz na internet (principalmente no Twitter) com base numa força que não existe. Simplesmente não existe. Considerar que o Twitter é uma ferramenta decisiva para mudar hábitos ou definir a postura da opinião pública é, no mínimo, um exagero. (mais…)

Estética e matemática

quarta-feira, junho 23rd, 2010

Com o passar dos anos, os avanços tecnológicos, o show de imagens, as câmeras posicionadas em todos os cantos do estádio, tudo isso ajuda a tornar a Copa do Mundo um grande desfile de vaidades.

São cabelos modernosos, chuteiras coloridas, tatuagens que homenageiam não sei quem e assim por diante. Parte do público – composto de mulheres e gays – já até se queixam quando a beleza física dos atletas não corresponde às expectativas. (mais…)

Não me cobre coerência, por favor

terça-feira, junho 22nd, 2010

Ser jornalista esportivo é fácil. Imagino que muitos colegas caíram de paraquedas em editorias de assuntos fora de seus repertórios. No esporte, invariavelmente, o cara manja (alguns pensam que manjam, mas a seleção natural dá conta deles). Aí, vira moleza colocar no papel (no microfone, na web, enfim) todo o seu entusiasmo. (mais…)

Vergonha!

terça-feira, junho 22nd, 2010

A postura do técnico idiota francês, que se recusou a cumprimentar o Parreira após o jogo em que sua ridícula seleção foi extirpada da Copa, é inaceitável para o esporte. E incrível que venha de um país extraordinário, onde a cultura e a educação não são apenas discurso vazio de político vagabundo.

Depois dessa, a cara feia do Dunga é fichinha.

Os verdadeiros heróis

segunda-feira, junho 21st, 2010

Em tempos de Copa do Mundo, torcedores e mesmo jornalistas costumam se referir aos jogadores protagonistas de grandes feitos como “heróis”. Esse e outros termos servidos no nosso bandejão ufanista muitas vezes se perdem em meio à emoção ou à alegria de ver a seleção – eterno orgulho nacional – jogando bonito, conquistando vitórias e títulos importantes. (mais…)

É isso!

domingo, junho 20th, 2010

A torcida brasileira (como diria o maior locutor esportivo que o Brasil já teve – Fiori Gigliotti) quer isso. Nada mais. Quer ver a seleção jogando futebol, com toque, com classe, com raça. A vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, a despeito de toda a meleca da arbitragem, foi o melhor jogo da Copa até aqui. E mostrou, enfim, que nossa seleção é – agora no campo e não apenas na fama – um sério candidato ao título. (mais…)

Jogo dramático

sábado, junho 19th, 2010

O primeiro jogo dramático da Copa: Dinamarca 2 x 1 Camarões. Ironia do futebol: a primeira seleção eliminada é africana, exatamente quando muito se esperava das equipes do continente sede do Mundial. E a Holanda, mais uma vez, passa fácil pela primeira fase, antecipadamente. Será que chegou a hora dos laranjas? (mais…)

Primeira lição de amor

sexta-feira, junho 18th, 2010

Li o poema.

– Que bonito – a menina disse.

– Fiz pra ti.

– Duvido.

Está certa: escrevi para minha esposa, há quinze anos. (mais…)