O primeiro jogo dramático da Copa: Dinamarca 2 x 1 Camarões. Ironia do futebol: a primeira seleção eliminada é africana, exatamente quando muito se esperava das equipes do continente sede do Mundial. E a Holanda, mais uma vez, passa fácil pela primeira fase, antecipadamente. Será que chegou a hora dos laranjas?
Nas duas primeiras Copas das quais me lembro perfeitamente – 1974 e 1978 -, a Holanda foi a responsável por boa parte de minhas decepções. Em 74, com seu carrossel, tirou o Brasil da final: 2 a 0. Em 78, perdeu para a Argentina na final.
Mas depois viraram nossos fregueses, com as derrotas em 1994 – Brasil 3 a 2, no jogo das quartas em que o Branco cavou a vitória para nossa seleção – e na semifinal de 1998, quando Taffarel salvou a pátria nos pênaltis.
Talvez tenhamos, lá na frente, um novo duelo entre os dois países nesta Copa. Mas antes é preciso que o Brasil passe por Costa do Marfim e Portugal. Sem dúvida, vem mais drama por aí.
Tags: Argentina, Brasil, Camarões, Copa do Mundo, Dinamarca, Drama, Esporte, Futebol, Holanda, Portugal, Seleção, Taffarel