Archive for julho, 2010

Jornalismo e eleições

sexta-feira, julho 30th, 2010


Capa do NY Times com Obama eleito: jornal declarou apoio

É comum nos Estados Unidos jornais apoiarem um certo candidato, por exemplo, à presidência. O New York Times, jornal mais famoso e influente do mundo, deu apoio a Obama. O apoio é declarado. O leitor é informado claramente pelo veículo sobre os motivos da opção. A cobertura jornalística, entretanto, procura ser isenta. O noticiário, ao menos em tese, não favorece o candidato escolhido. Seria uma boa no Brasil? (mais…)

Homens em pêlo

sexta-feira, julho 30th, 2010


Promessa é promessa. Eis uma foto onde apareço seminu. Veja outros homens em pêlo, conforme também prometido aqui. (mais…)

Viva a Catalunha!

sexta-feira, julho 30th, 2010


Protesto em Pamplona, Espanha, contra o massacre dos touros na Corrida de San Fermín, em julho

Imagino o quanto seja difícil para um povo aceitar que se acabe radicalmente um dado cultural tão entranhado em sua história, como são as touradas para os espanhóis. Por isso, minha solidariedade à coragem da autônoma Catalunha, tentando fazer valer a proibição das touradas em suas terras a partir de 2012. Daqui, do outro lado do Atlântico, envio aos catalães meu total apoio e minha admiração. (mais…)

Também já fui repórter

sexta-feira, julho 30th, 2010

Quase sempre trabalhei como editor, mas também já fui repórter. A foto, de 1986, mostra o então candidato ao governo de São Paulo, empresário Antonio Ermírio de Moraes, sendo entrevistado por mim e por um dos grandes jornalistas brasileiros, o bauruense Luiz Malavolta, hoje na TV Record de São Paulo. Essa entrevista foi feita no corredor da Santa Casa de Cafelândia. Não tentem saber o que eu perguntei a ele. Faz tanto tempo.....

Primeiros socorros

quarta-feira, julho 28th, 2010

No dedo um falso brilhante
Brincos iguais ao colar
E a ponta de um torturante
Bandaid no calcanhar...

(Trecho da música “Dois pra lá, dois pra cá”, de João Bosco e Aldir Blanc)

- Bom, você pode não acreditar, filho... Aliás, às vezes nem eu mesmo acredito...

Dizendo isso, o velho farmacêutico debruçou-se sobre a escrivaninha onde decifrava, com seus grossos óculos, uma terrível receita médica. Mas o neto, um poeta adolescente cujas energias ameaçavam explodir-lhe as têmporas diante de uma história romântica, não lhe dava sossego. Na verdade, não o desacreditava. Queria, isto sim, animá-lo a contar-lhe aquele episódio que até hoje é lembrado pelos mais antigos daquela rua de comércio movimentado, muito tranquila num passado ainda perto. (mais…)

Na delegacia de polícia

segunda-feira, julho 26th, 2010


Sei lá, doutor, a hora que eu entrei no quarto e vi aquele homão naquela posição foi tão engraçado, mas tão engraçado, que eu não consegui segurar. Imagine o senhor: uma pessoa chega pra trabalhar todo dia e todo dia ele não está lá, ele já foi pro serviço dele não sei onde. Todo dia ele já saiu, o senhor me compreende?

A gente faz as mesmas coisas um santo dia atrás do outro, do mesmo jeitinho, porque pra que fazer de outro modo, o senhor não acha? Eu chego, pego minha chave na portaria do prédio e subo. Nunca pergunto se ele já saiu. Porque ele sempre já saiu, nunca nunca que ele está em casa. (mais…)

Grandes nomes da literatura

segunda-feira, julho 26th, 2010

“Escritores em Primera Persona”, levado ao ar pelo canal Futura, é uma boa opção para quem quer conhecer, em programas curtos (meia hora), grandes nomes da literatura latino-americana. Tenho visto aos domingos, às 20h30, mas parece que a partir do próximo será às 16h.

Nomes como Carlos Fuentes, Mario Benedetti, Mario Vargas Llosa e Eduardo Lugano fazem parte do timaço de entrevistados. Eles comentam suas obras e opinam sobre vários aspectos da vida latino-americana. Não sei precisar o ano das produções. Há ao menos um entrevistado (dos que eu vi) que já morreu: Benedetti. Mas se pensarmos bem, grandes escritores como Benedetti não morrem nunca.

Abaixo, vídeo com o poema “Te quiero”, de Benedetti.

Clique no Leia mais aí embaixo para ler o poema. (mais…)

Mais uma palhaçada

domingo, julho 25th, 2010

Depois do GP da Alemanha, quero ver se as críticas feitas num passado recente ao Rubinho, em razão da mesma atitude (deixar o companheiro de equipe ultrapassar, obedecendo a ordem da equipe), serão alteradas. Ou se o Massa assume o espólio do Rubinho.

Porque a verdade, aqui sim, é uma só: isso não é esporte. É palhaçada.

Desse jeito, é melhor ver a corrida maluca. É bem mais divertido. E detalhe: as sacanagens são explícitas. Comprove no vídeo abaixo o grid de largada da boa e velha corrida maluca:

O velho e o mar

sábado, julho 24th, 2010

Nelson Rodrigues tinha uma receita peculiar a respeito dos livros: ler poucos e muito. Ou seja, para ele, era preciso reler muitas vezes os mesmos livros. Já escrevi aqui no blog que não concordo, mas se eu tivesse de escolher alguns livros para seguir a receita, um deles seria, sem dúvida, “O velho e o mar”.

Acabo de reler a maravilhosa obra de Ernest Hemingway (edição da Bertrand Brasil que ganhei da minha segunda mãe – dona Rita). (mais…)

Novo técnico da seleção

sábado, julho 24th, 2010

Momento em que jogadores do Corinthians interrompem coletiva para festejar Mano como novo técnico da seleção (Foto: site oficial do Corinthians)


Tão logo acabou a Copa, dei minha opinião (para alguns amigos) sobre quem eu gostaria de ver no comando da seleção: Mano Menezes.

E não é que sobrou pra ele? Sim, sobrou literalmente. Porque na sexta-feira todos davam Muricy Ramalho como o novo técnico. Aliás, também não é segredo que o preferido da CBF era Felipão. Mano, pelo visto, era apenas a terceira opção de Ricardo Teixeira. (mais…)