Obras no trecho sul do rodoanel em São Paulo, esperança de melhoria para o pesado trânsito paulistano
Todas as obras feitas no entorno de São Paulo e também em várias de suas principais avenidas e marginais para desafogar o tráfego de veículos parecem ter virado mingau. Hoje, o trânsito para quem chegava ou saía da capital não era diferente do pesadelo de meses atrás, quando as obras ainda não tinham sido concluídas. Talvez, em alguns momentos, foi até pior.
A verdade é que apenas obras viárias não são suficientes para melhorar a vida dos motoristas que dependem dessas rotas. É preciso muito mais – desde medidas drásticas dos governos (talvez a expansão do rodízio) até projetos de médio e longo prazo que possam dotar de infraestrutura adequada o transporte público e, gradativamente, desviar para outras regiões polos de produção e de serviços que atraem para um mesmo lugar – já saturado – tanta gente.
Mais uma vez, a realidade mostra que o poder público está a uma grande distância das soluções efetivas para um dos problemas mais crônicos das metrópoles brasileiras. Os governantes do momento, pressionados a ter de realizar em pouco tempo o que seus antecessores de médio e longo prazo deixaram pra lá, atiram para todos os lados. Mas só acertam mesmo é na paciência do cidadão.