Archive for março, 2013

O coronel e o cabeleireiro nas barbas do sertão

quarta-feira, março 27th, 2013

Naquela época era a passagem dos velhos tempos para os novos. Os coronéis ainda mandavam, mas não mandavam. As leis valiam, mas não valiam. As gentes tinham preconceitos, mas não tinham. Antes do almoço, na hora do aperitivo, no balcão de madeira, diante do cálice de cachaça, o coronel Manduri entornava o aperitivo.

- Mas do que se trata o novo negócio aí em frente? - perguntou ao colega coronel Queixada ao observar um toldinho verde recém-instalado sobre uma porta de vidro. (mais…)

Eu acredito em lobisomem (claro!)

terça-feira, março 26th, 2013

Porque em junho de 2004, numa madrugada fria e cheia de lua, eu voltava a Bauru pela Rondon, quando avistei algo atravessando a pista lentamente. Era muito grande para um cachorro e muito pequeno para um cavalo. Reduzi imediatamente a velocidade para evitar o acidente e ao mesmo tempo puxei a alavanca para dar luz baixa, o que ajuda a não deixar o animal confuso em sua travessia. (mais…)

A saga dos meus três cachorros

sexta-feira, março 22nd, 2013
Não tenho fotos dos meus três cachorros, mas este é bem parecido com o Pançi filhote

Não tenho fotos dos meus três cachorros, mas este é bem parecido com o Pançi filhote

Capítulo 1

Xwck (tradução: xuc) era o nome dele. Nada a ver com Chucky, que surgiu bem depois.

Meu cachorro, o primeiro de um total de três que eu tive quando era solteiro e morava na casa dos meus pais, é de 1976 mais ou menos. E ao contrário do boneco assassino, era lindo. Bem, não quando o encontrei sendo comido por formigas no meio de um matagal. À beira do mato, ouvi um grunhido em rumo incerto, mas assim mesmo vasculhei o local. E o encontrei. Em torno dele, as formigas formavam um só corpo. O chorinho que eu ouvia não era dele, mas da mãe, uma cadela vira-lata que, sem ter o que fazer diante da voracidade do formigueiro, emitia apenas um triste lamento. (mais…)

Fera

quarta-feira, março 20th, 2013

No meio da década de 1990, quando minha filha Ana Clara tinha uns dois anos, costumávamos botar pra ela ouvir um disco de vinil com várias histórias infantis. O aparelho de som ficava na sala do pequeno apartamento, bem perto da televisão. Sempre que o ligávamos para que ela ouvisse o disco, deixávamos a TV sem volume. (mais…)

Imutável

terça-feira, março 19th, 2013

Em 2009, escrevi aqui mesmo no meu blog o texto abaixo sobre as enchentes em Santa Catarina. O tempo passa e é só trocar uma ou outra palavra.

“Sem dar voltas, é isto: a blasfêmia ambiental do homem cuspida de volta pela natureza. Não vejo como respeitar sujeitos que se travestem de poder público e, ao longo do tempo, das décadas ou dos séculos, agem com tamanha irresponsabilidade. Ou alguém vai aceitar os farrapos de desculpas emolduradas em ares de surpresa? Sim, senhores. E senhoras. Eis aí o sinal vermelho. Onde estão as figuras que, no poder, deixaram de planejar nossas áreas urbanas e as ocupações rurais? Eu os acuso. Eu os condeno. Mas sei que eles não se consideram acusados nem condenados e estão ocupados ludibriando lágrimas sinceras que jamais serão capazes de lavar a mácula do Itajaí.

“(Isso sem contar nossa eterna passividade)”

Oi, bom dia!

quinta-feira, março 14th, 2013
Eustácio, o impagável rabugento de Coragem, o cão covarde

Eustácio, o impagável rabugento de Coragem, o cão covarde

Tenho um amigo que fica puto da vida porque, segundo ele sem qualquer motivo que ele saiba, um vizinho não o cumprimenta de jeito nenhum. Nem oi nem bom dia nem nada. E parece que não é o caso de introspecção ou coisa parecida. É falta de educação mesmo. Enfim, eu acho graça. Porque aprendi a fazer disso uma espécie de “descarrego”. (mais…)

De homens e papas

quarta-feira, março 13th, 2013
Afresco de Michelangelo na Capela Sistina

Afresco de Michelangelo na Capela Sistina

Na minha cidade havia um padre que era super moderno, isso lá pela década de 1980. Pois bem, criticavam-no. Antes dele, tinha um que era “uma peste”, segundo a língua de boa parte da população. O outro não esperava a noiva que se atrasava. E assim vai. Todos sempre têm algo a ser criticado. No caso dos papas, chegam a Vasculhar até a infância do dito cujo para achar alguma ferida que ainda possa feder. (mais…)

Meu minimanifesto 8 de março

sexta-feira, março 8th, 2013

Eu sempre não sei se falo não falo algo para as mulheres no dia 8 de março. Acho que fico com a maior cara de besta. Tenho a sensação de que datas assim acabam sempre caindo naquele velho ralo mercantilista oportunista chauvinista sem sentido. Mas também penso que sem certas datas simbólicas seria mais difícil para a humanidade obter a consciência necessária sobre seus erros e a partir daí buscar caminhos mais decentes. Fico, portanto, nesse incômodo fio da navalha. Isso, entretanto, não quer dizer que…. Ah, vá! Feliz dia internacional da mulher, mulherada!

Dia internacional da sacanagem

sexta-feira, março 8th, 2013

Bom, não vou discutir detalhes jurídicos do caso. Mas que é um absurdo um cara ser condenado a 22 anos e três meses pela morte de alguém e imediatamente as projeções indicarem que ele cumprirá menos de três anos em regime fechado, isso é!

Brasil, um país de todos! De todos os criminosos, de todos os espertalhões, de todos os políticos safados, de todas as bandalheiras, de todas as sacanagens que atravessam tempos, mares e desertos e aportam nesta terra acolhedora!

Meu comentário na TV TEM sobre verba destinada ao tratamento de esgoto

quarta-feira, março 6th, 2013

Clique aqui para ver a reportagem e o meu comentário no TEM Notícias Segunda Edição