Clique aqui para ver a reportagem e, no final, meu comentário
Archive for abril, 2014
Meu comentário de hoje na TV TEM: o absurdo das filas na saúde
quinta-feira, abril 24th, 2014Mataram a Xuxa
terça-feira, abril 22nd, 2014– Mataram a Xuxa – disse-nos meu tio no domingo de Páscoa.
De início, pensamos se tratar de mais uma das pegadinhas inocentes que ele costuma fazer. Mas vimos sua dificuldade para continuar. De algum modo, a garganta travou e os olhos se umedeceram. (mais…)
Sou um homem que tem saudade
quarta-feira, abril 16th, 2014Sou um homem que tem saudade.
E aviso desde já que não me encaixo na convicção daqueles que dizem não me arrependo de nada. Pra mim, isso é apenas conto de fada.
Sim, me arrependo de quase tudo! (mais…)
Âncora para a vida
sábado, abril 12th, 2014(Texto feito para o Jornal Cidade, de Cafelândia)
Pelo facebook, o Paulo Roberto Gomes pergunta se eu posso escrever uma “homenagem” a Cafelândia. Eu, pra dizer a verdade, não sei se saberia formular algo desse tipo. Minhas homenagens às coisas que eu gosto estão no meu cotidiano. Por exemplo: até há pouco tempo, eu era diretor de várias redações de jornal e viajava todas as semanas para diferentes regiões do estado de São Paulo. Era muito comum me perguntarem por aí: e sua cidade, como vai? Eu respondia: bom, você deve estar falando de Bauru, mas eu sou de Cafelândia, conhece?
Embora eu viva em Bauru, cidade que adoro, jamais deixei de lado minha Cafelândia. Além da família e de amigos, um pouco de mim continua aqui. (mais…)
“Ela”, o filme, e o tronco da bananeira
sexta-feira, abril 4th, 2014Eu conheci um cara que na infância tinha uma bananeira preferida. “Quando eu faço o buraco no tronco, eu converso com ela", ele me disse uma vez. "E eu a ouço quando a gente está... você sabe", ele também me disse. Veja bem o que ele me disse: "... quando a gente está". Ou seja, ele incluiu a bananeira no mundo da razão, ele deu uma consciência à bananeira. (mais…)
Meu comentário na TV TEM sobre o viaduto de 21 anos e inacabado!
quinta-feira, abril 3rd, 2014Clique aqui para ver a reportagem e, no final, o comentário
Dona Deusinha
terça-feira, abril 1st, 2014A fumaça entope o ar. Na plataforma 12, encosta a primeira linha do litoral. A tampa do bagageiro range até travar com o solavanco do Borges. O cobrador já manda as malas ao chão. No acesso pela avenida, aponta o carro que desce de Belo Horizonte, enquanto os passageiros que vieram da praia seguem em fila nervosa que se estende até às bagagens. Bem ao lado, o bêbado dá a última cusparada antes de voltar ao sono inquieto, resmungando o que nunca se entende. O de Minas encosta. Desce o Mathias com h. Este é mais cuidadoso: espera pelos viajantes antes de distribuir os pertences. Ao contrário do Borges, acena e até canta um bom-dia sincero. Ela responde. Ela sempre responde a todos eles. (mais…)