Brasileiro gosta de futebol? – Texto de Fernando BH

Estou certo que sim, como também estou certo de que o brasileiro não é quem mais gosta de futebol no mundo. O que, conseqüentemente, desqualifica a afirmação “‘País do futebol”. Vou ser mais claro: em se tratando de consumo de informações de futebol, tomamos uma lavada de países como Estados Unidos e Turquia.

Falando em mídia, temos apenas um jornal diário dedicado exclusivamente ao futebol e outros esportes. Revista periódica de futebol de circulação nacional, duas (Placar e Trivela). Em países europeus, os números são impressionantes. O diário Record, em Portugal, acaba de lançar o guia da temporada 2007/08 com 340 páginas por apenas 3 euros. Espantei-me também quando vi uma publicação mensal, inglesa, dedicada exclusivamente ao futebol italiano!

Claro que não podemos ignorar o baixo poder aquisitivo do brasileiro médio, que não pode deixar na bilheteria do estádio 20 reais cada vez que seu clube joga. Ou, se morar em outra cidade, ter um pacote de TV paga com os jogos de seu time do coração. A conseqüência disso: o brasileiro é mal informado sobre futebol. Pensa que sabe, mas não sabe. Quantos entendem de tática? Quantos escalariam, na ponta da língua, a formação titular da equipe pela qual torce? Quantos sabem enumerar os principais títulos conquistados. A minoria, garanto. Quando se fala de Seleção Brasileira, a coisa fica pior. Só vale Copa do Mundo. A maioria só ouviu falar do centroavante Fred quando ele marcou o segundo gol na vitória sobre a Austrália.

O que falta para mudar essa realidade? A resposta tem que vir de cima. De clubes organizados, que gerem credibilidade para investidores. De uma Legislação Esportiva mais objetiva - a atual, a Lei Pelé, libertou os jogadores, mas não garantiu nada aos clubes, que só faturam em transferências abrindo mão de seus talentos precocentemente (lá vai o Pato...). Só assim o futebol vira negócio, coisa séria, e não o amadorismo. Precisamos trocar o cartola pelo executivo, devidamente remunerado e com metas a cumprir.

Dia desses, no Meio & Mensagem, li notícia de que o Barcelona, da Espanha, está com forte planejamento de marketing para faturar no mercado brasileiro - estou certo de que vai ganhar mais do que qualquer um de nossos clubes, que não sabem explorar suas marcas. Muito garoto de dez anos, hoje, torce para o Real Madrid, não para o Corinthians...

A única justificativa para a afirmação "País do futebol" que encontro é na certeza de que, se o brasileiro não é quem mais consome futebol, pelo menos, é quem mais pratica. Bastam umas meias velhas e alguns metros quadrados, pisados por pés descalços de meninos que, infelizmente, não têm o mesmo estímulo para os cadernos.

E-mail: fernando_bh@yahoo.com.br

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