Compre aqui o livro “Pater”

Livro: Pater
Autor: Márcio ABC
Editora: Giz Editorial
Gênero: romance
Páginas: 192
Ano: 2012

Sinopse:

Em 1992, o governo Collor ruiu, encerrando mais um período trágico para o país. Mas a tragédia coletiva é capaz de superar a tragédia pessoal? E a felicidade? No fundo, essas questões norteiam Pater em linhas gerais. A narrativa aprofunda-se na relação delicada e angustiante entre pai, um coronel do exército, e filho, um líder estudantil dos caras pintadas, grupo de secundaristas que marcou época ao marchar pelo impeachment do presidente.
O romance, entretanto, não se restringe ao embate perturbador onde seus protagonistas se fecham. Ao discutir temas abrangentes, o livro mergulha também numa importante reflexão para a sociedade contemporânea brasileira: qual o custo de segredos mantidos durante longas décadas?
O passado misterioso do pai, o coronel Santiago Neto, expõe de modo efetivo essa ferida aberta na vida política do país. Mas é seu terrível drama particular, a cuja origem ele só tem acesso no fim do romance, que desencadeia os acontecimentos responsáveis pela criação de uma metáfora a respeito de nossa história sócio-política: sem uma consciência clara sobre os dias que fundaram sua existência, o coronel encontra-se inexoravelmente preso a uma eterna crise pessoal que o faz percorrer a encosta de um abismo ameaçador, sempre pronto a tragá-lo junto com o filho Alexandre.
Sobre Pater, escreve a doutora em literatura e crítica literária Lúcia Facco:
“É um livro universal, como a boa literatura, porque traz à tona dores profundas possíveis na vida de cada um de nós, em nossos relacionamentos. Mostra a inexorabilidade do destino e a fragilidade do controle da vida e da morte. Mostra, por fim, a capacidade de superação que nos acompanha, tornando-nos sobreviventes ainda capazes de ser felizes.”

Trecho:

Leia o primeiro capítulo de Pater

Opiniões

Leia o que os leitores acharam de Pater

Comments are closed.