Archive for the ‘Retratos’ Category

Naquela mesa está faltando ele

quarta-feira, abril 25th, 2012


Esta mesa foi composta mais ou menos em 1993 para uma cervejada, se não me engano, após uma reunião do sindicato dos jornalistas. À esquerda, sentados, estão Milton Bill Oliveira, este que vos escreve e Solange Bendini. Ainda à esquerda, em pé, Gilmar Dias (com cabelo!!! e acho que ainda apenas namorado da Roseane Andrelo). À direita, Luiz Vitorelli, (talvez) Erika Dios e Marcos César, que não vejo há muito tempo.

Porém, nesta nota, é da figura central que quero falar: Fred Calmon (mais…)

A incrível seringueira engolidora de casa

quinta-feira, julho 21st, 2011

Nas minhas andanças (andanças mesmo, a pé) pela zona rural da minha cidade de origem (Cafelândia - SP), deparei-me com esta incrível seringueira. Ela está num sítio próximo à casa onde nasci. Quando saí de lá, aos 6 anos de idade, era ainda uma árvore de proporções normais. Mas tornou-se um ser gigante engolidor de casa. (mais…)

Este Ronaldinho, sim!

quarta-feira, janeiro 12th, 2011


Enquanto no Rio, a torcida do Flamengo faz festa para receber Ronaldinho Gaúcho, eu presto homenagem a um Ronaldinho que realmente valeu a pena. Este aí da foto. Viveu 11 anos na casa da minha mãe. Ganhou vários títulos: inteligente, bonito, malandro e incansável. Nunca trocou de time. Era tranquilamente um dos melhores da seleção de cachorros da cidade. Verdadeiro atleta, só bebia um copinho de cerveja no fim do ano (verdade!). Comia o que aparecia pela frente (rs): um dia, deu oito sem tirar de dentro (oito bocadas sem tirar o focinho da vasilha de comida). Comia feijão com arroz como se fosse um príncipe. E no fim, morreu num sábado, mas não atrapalhou ninguém. Fez sempre a alegria da galera.

As eleições e o nosso passado

terça-feira, outubro 5th, 2010


Detalhe da foto que ilustra meu texto: adentre meu blog e saberá do que estou dizendo

Eu venho dizendo aos meus amigos que estou de saco cheio de política. Não é fácil levar a sério o que deveria ser sério e não é. Mas o caso é que não há como fugir. Não há como simplesmente cruzar os braços e dizer “estou fora”. Bom, ao menos por enquanto. Então, vamos indo. (mais…)

Meu canudo de papel

sábado, setembro 4th, 2010


Eis um momento importante para Carlos Nascimento (rssss). A imagem acima mostra o famoso jornalista me entregando o diploma de jornalismo. Foi uma grande honra receber das mãos dele meu canudo de papel. (mais…)

Primeira escola e primeiro crime

quarta-feira, agosto 25th, 2010

A imagem acima mostra crianças diante de um prédio bem simples e rústico. Aí muita gente começou a aprender a ler e a escrever. Eu também. A foto não é do meu tempo. É da época de meus pais. Meus pais estudaram aí. Mais tarde foi minha vez, coisa de dois ou três meses antes de mudarmos para a cidade. A escola ficava na Fazenda Bem Estar, localizada em Cafelândia, município do interior de São Paulo. (mais…)

Minha filha e Kid Vinil

domingo, agosto 15th, 2010


Quando é que eu poderia imaginar, lá pelos anos 1980, que um dia eu teria uma filha e que outro dia ela faria uma foto com o Kid Vinil? Bem, o mundo às vezes é bem gozado.

Pais e filhos

sexta-feira, agosto 6th, 2010

Em 1954, meu pai ao lado de caminhão carregado de capim

Participei da última cena da vida do meu pai. Ele estava morrendo no hospital. Do lado de lá do leito, minha mãe. Do lado de cá, eu. Na cabeceira. Meus irmãos e outras pessoas esperavam no corredor. Aconteceria a qualquer momento. Era uma noite no fim de março. Temperatura amena. Pela janela, dava para ver as árvores oscilarem num vento de chuva que viria. (mais…)

A casa onde nasci

quinta-feira, agosto 5th, 2010


Estava assim, há uns cinco ou seis anos, a casa onde nasci, no sítio. Hoje deve estar ainda mais velha e abandonada. Casas são como pessoas: quando sós, sem ninguém que as preencha, iniciam um processo de deterioração. Aos poucos, dissipa-se a energia que as percorreu por tão diferentes caminhos. A lenta implosão é apenas uma questão de tempo. (mais…)

O rio mais lindo que há

segunda-feira, agosto 2nd, 2010


Quem mora em São Paulo, por exemplo, talvez não possa imaginar como são extraordinárias as águas do Tietê em regiões como a de Lins, onde se localiza a pequena e simpática cidade de Sabino. Nos anos 1990, eu costumava ir a um dos ranchos localizados às margens dessas águas. Nesta foto, estou com minha filha dentro do rio, o mais lindo de todos. (mais…)